Perda Dentária: saiba quais as causas e como prevenir

Aparelho Ortodôntico: quais os principais benefícios?
19 de novembro de 2020

Perda Dentária: saiba quais as causas e como prevenir

A grande maioria das pessoas, se não todas, já ouviram a expressão: “o sorriso é o nosso cartão de visitas”. Isso porque a saúde bucal costuma ser um dos primeiros cuidados pessoais que aprendemos desde a infância. Mas apesar de sabermos a importância desses hábitos, muita gente ainda negligencia esses cuidados, o que pode ocasionar na perda dentária.

A ausência de um dente que seja, pode causar dificuldades na hora de mastigar e ingerir alimentos, pode também afetar a dicção, sem falar que pelo sorriso ser a primeira coisa que as pessoas reparam em nosso rosto, a perda dentária também afeta, e muito, na autoestima. Pensando nisso preparamos um conteúdo completo sobre o assunto e principalmente como evitar a perda dentária. Confira:

Apesar de na maioria das vezes estar associada a idosos, a perda dentária é um problema que atinge pessoas de todas as idades, sendo assim, a melhor forma de evitar que isso ocorra é descobrindo os principais motivos.

Cárie

Ao falar sobre problemas bucais, a cárie é algo bem comum de ocorrer, por isso, muitas pessoas não imaginam como ela pode afetar gravemente a saúde bucal.

Quando não tratada, a cárie pode atingir a raiz do dente e deixá-la fraca, o que levará a queda e logo em seguida a perda dentária.

Excesso de açúcar

A alta ingestão de açúcar pode ocasionar na perda dentária, isso porque o consumo em alta quantidade favorece a cárie e o enfraquecimento do revestimento de esmalte na região. Outros alimentos ácidos, como frutas cítricas, também causam o desgaste dentário, sendo extremamente perigoso para a saúde dos dentes.

Má higienização

Os cuidados bucais básicos já são bem conhecidos por todos nós, como uma boa escovação, uso do fio dental e do enxaguante bucal. Quando não realizada de maneira adequada, a falta de higiene pode resultar na formação de tártaros que podem gerar inflamação e levar a perda dentária.

Traumas físicos

Quedas podem resultar na perda dentária, isso porque causam grandes impactos inesperados.

Lesões devido a quedas acidentais ou a prática de esportes são os principais motivos que causam esses grandes impactos que resultam na perda de dentes.

Falta de tratamento

Muitas vezes por medo ou receio, as pessoas escolhem adiar suas idas ao odontologista. As consultas preventivas são essenciais para evitar qualquer tipo de problema bucal, principalmente ao falarmos da perda dentária.

Antes mesmo de começar a sentir dor é preciso realizar uma consulta para saber se está tudo certo com a sua saúde bucal. Adiar essas consultas pode causar um grande prejuízo futuramente.

Como você pôde ver, evitar a perda dentária é bem mais simples do que parece, já que a maioria dos motivos para que ela ocorra é simplesmente por falta de cuidados. Por fim, as soluções são basicamente uma boa higiene e visitar o seu dentista regularmente.

Então agora que você já sabe como manter um belo sorriso e a sua saúde bucal em dia, continue nos acompanhando para mais dicas e informações.